Início Notícias Fundeb Imagens Arquivos Contato

 

 

Página - 1 - 2 - 3

Notícia - 13/10/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Brasil no topo do ranking da violência contra professores

 

BBC - Brasil

Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.

Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.

Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

O tema da violência em sala de aula foi destacado por internautas ouvidos pela BBC Brasil como um assunto que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais e vem gerando acirrados debates em posts que publicamos nos últimos dias nas nossas páginas de Facebook, Twitter e Google +.

"A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos", disse à BBC Brasil Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE.
O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.


O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.

Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.

A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.

 

 

Notícia - 02/10/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Malala ganha Nobel da paz por incentivar o direito à educação

 

UOL Notícias internacionais

 

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, 17, é a vencedora do prêmio Nobel da Paz de 2014, anunciou nesta sexta-feira (10) a instituição, em Estocolmo, na Suécia. Ela é a mais jovem ganhadora do prêmio em 112 anos de história. O resultado foi anunciado às 10h (6h, no horário de Brasília). Ela dividirá o prêmio com o indiano Kailash Satyarthi.

Malala foi baleada na cabeça por membros do Taleban paquistanês no dia 9 de outubro de 2012 por defender a educação escolar das mulheres no país. Ela chegou a ficar em coma, mas se recuperou e passou a viver na Inglaterra, onde continua sua militância. Em 2013, quando era cogitada para receber a homenagem, ela chegou a comentar que ainda precisava "trabalhar muito" para merecer o prêmio.

Em setembro daquele ano Malala havia recebido o Prêmio Internacional pela Paz Infantil e passou a ser favorita para o Nobel da Paz.

Em nota, o Comitê do Nobel afirma atribuir o prêmio deste ano a Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay pela luta de ambos por direitos fundamentais de jovens e crianças. "As crianças devem frequentar a escola e não ser exploradas financeiramente", afirmou o presidente do Comitê norueguês do Nobel, Thorbjoern Jagland.

O indiano Kailash Satyarthi tem liderado diferentes protestos e manifestações pacifistas na Índia, focando na exploração de crianças para ganho financeiro. Segundo o Nobel, Satyarthi também tem contribuído para o desenvolvimento de convenções internacionais sobre os direitos das crianças.

Trajetória no ativismo
Malala foi vítima de militantes do Taleban aos 15 anos, em 9 de outubro de 2012, na cidade de Mingora, no norte do Paquistão. Dois homens entraram na van que a levava para casa depois da aula, perguntando por ela. Depois de identificada, Malala foi atingida na cabeça. Segundo conta em sua autobiografia, amigas disseram que três tiros foram disparados, acertando ainda outras duas estudantes.

Seis homens foram presos, ainda em outubro daquele ano, por ligação com o atentado. O governo paquistanês condenou o ataque, dizendo que os radicais não venceriam a luta do Estado pelos direitos da população. O Taleban, no entanto, divulgou uma nota afirmando que caso ela sobrevivesse, eles iriam atacar novamente. Um novo ataque, no entanto, nunca ocorreu.

A jovem se tornou alvo após ganhar notoriedade na luta pela educação escolar das mulheres no país. A partir do começo de 2009, aos 11 anos, ela passou a publicar, sob um pseudônimo, através da BBC local, um diário onde denunciava as atrocidades cometidas pelo Taleban contra meninas que iam à escola em áreas sob controle da milícia.

Em janeiro de 2009, o Taleban havia decretado a proibição de meninas frequentarem escolas, fechando mais de 150 instituições femininas e explodindo outras cinco no vale de Swat. Apesar disso, ela continuou seus estudos, sob ameaças.

Após o ataque, um fundo foi criado em seu nome com o objetivo de defender o direito universal à educação. Em jullho de 2013, o líder do Taleban paquistanês, Adnan Rasheed, enviou uma carta à ativista, desculpando-se pelo atentado. (Com agências internacionais)

 

 

 

Notícia - 02/10/2014
Resultado da assembleia

 

Os Servidores Públicos da Rede Municipal de Ensino estiveram participando de nova Assembleia Geral Extraordinária da categoria, promovida pelo SISMUC REGIONAL. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 30, nas dependências da União Beneficente dos Artistas de Caruaru, onde os docentes foram informados sobre os últimos acontecimentos na Educação do Município.

O Presidente do SISMUC REGIONAL, Eduardo Mendonça, informou que as reuniões da Mesa de Negociações estão em andamento, porém que no início foram discutidas questões administrativas e que no momento estão começando a tratar sobre o “PCC” que foi o grande responsável pela última greve da categoria. “O próximo encontro da Mesa de Negociação será na próxima segunda-feira, 06, na sala de reunião da Secretaria de Educação de Caruaru”, apontou Mendonça.

Eduardo Mendonça também aproveitou a oportunidade para convidar todo servidor associado ao SISMUC REGIONAL para a Festa do Servidor a ser realizada no próximo dia 19, a partir das 12h no SESI-Caruaru. “Vai ser um dia de muita confraternização, descontração e bastante alegria para todos os trabalhadores da Rede Pública Municipal que são sócios e estão em dia com os seus compromissos perante o sindicato. Vale lembrar que este ano teremos uma atração surpresa para animar a categoria”, reforçou Eduardo Mendonça.

 

 

Notícia - 22/09/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Começa o Carulit

 

Começa hoje o Caruaru Literário ou Carulit, com realização da Prefeitura de Caruaru, Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, apoio da Editora Melhoramentos, Programa Magia de Ler e Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, de 22 a 27 de setembro de 2014 Caruaru sedia sua 1.a festa literária.

O CARULIT chega com o propósito de reunir leitores, autores, educadores e artistas numa grande festa, onde os livros são ponto de partida para a formação de uma cidade mais leitora e feliz!

Fonte: Prefeitura de Caruaru.

 

O evento conta com a participação dos escritores:

 

Rogério Andrade Barbosa
Walther Moreira Santos
Rogério Andrade Barbosa
Tino Freitas
Alessandra Roscoe
Guga Murra
Nerisvaldo Alves
Ziraldo

 

E no final do evento, um show com o grupo Palavra Cantada

 

 

 

Confira a programação completa

 

 

 

 

Notícia - 18/09/2014  Atualizado (24/09) - Clique aqui para comentar esta notícia
S
eleção simplificada  para contratação por tempo indeterminado?

 

O Diário Oficial de Caruaru nº 145, Ano 3, trás o edital de seleção simplificada para diversas funções que atuarão no Projovem do Campo. O que chama a atenção, é que quem for aprovado, será contratado por tempo indeterminado. (Foto)

 

 

O artigo 37ª, Inciso II da constituição diz:

 

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

 

No Inciso IX diz:

 

 IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

 

A seleção em questão, coloca no tópico sobre as etapas do processo seletivo que constará de três etapas, sendo que nenhuma delas é uma prova, como determina a constituinte.

 

Todo ingresso no serviço público sem prova é considerado uma exceção e deve ser por contrato temporário com prazo determinado. O que não está no edital do concurso.

 

Atualização - 24/09/2014

 

Durante a mesa de Negociação, o secretário de Educação, Antonio Fernando, informou que a contratação por tempo indeterminado se refere ao período máximo de 24 meses. Que o tempo "indeterminado" está dentro dos 24 meses citados no item 1.2 das disposições preliminares.

 

 

 

 

Notícia - 11/09/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Segunda fase da OBMEP será sábado

 

Acontece no próximo sábado, 13, a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas  (OBMEP). As provas acontecem as 14 h 40 min.

 

Os alunos classificados devem levar o cartão de identificação entregue na escola e um documento de identificação.

 

O cadastramento dos professores dos alunos participantes será feito até amanhã, 12 de setembro.

 

 

 

Notícia - 10/09/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Caruaru está sediando o Encontro da Educação de Jovens e Adultos

 

Com o tema Concepções de educação popular e suas interconexões com a EJA, Caruaru sediará, entre os dias 10 e 12, o EREJA – Encontro da Educação de Jovens e Adultos, que acontece de dois em dois anos, nas cinco regiões do país.O objetivo do encontro é fomentar espaços de reflexão e problematização sobre a educação popular e articular as iniciativas existentes na Região Nordeste fazendo um paralelo com a EJA, analisando as interconexões com a Educação de Jovens e Adultos.

O evento é importante tanto para os alunos quanto para os profissionais ligados à Educação, pois proporcionará o enriquecimento cultural, intelectual, como também as proposições de políticas públicas para a modalidade.

O encontro acontecerá na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, que fica localizada na Rua Azevedo Coutinho, S/N, bairro Petrópolis.

 

Fonte: Site Prefeitura de Caruaru

 

 

 

Notícia - 06/09/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Caruaru cai no índice do IDEB! Professores já denunciavam a falta de estrutura, de capacitação e de valorização.

 

As denúncias feitas pelos professores de que a educação nas escolas da rede pública municipal de Caruaru está em decadência pela falta de estrutura e investimentos foram confirmadas com o resultado do IDEB 2013.


O resultado divulgado esta semana mostra as avaliações feitas em 2013 para as áreas de português e matemática.
O índice caiu nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Em 2011 era 4.4 e no ano de 2013 foi para 4.2.


                                                                                                                                          Print de tela retiradas do site do INEP

 

Para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a situação é mais grave, a política de não matricular alunos no 9º ano fez com que o município não obtivesse nota em 2013. O município é obrigado a oferecer matrículas no 9º ano, e fez uma ação para extinguir as turmas na rede, mas muitas escolas ainda têm 9º anos e foram avaliadas.

 

                                                                                                                                            Print de tela retiradas do site do INEP

 

No resultado acima, o asterisco (*) significa que não houve número de alunos suficientes para emitir nota.


O resultado de cada escola mostra que a maioria delas obteve desempenho inferior a 2011. Os resultados corroboram com as denúncias dos professores de que não há investimento em estrutura e apoio didático, nem também capacitação adequada e valorização dos profissionais de educação. Não é à toa que em 2014 a greve na rede durou 82 dias.

Caruaru não tem o comemorar no 7 de setembro, dia tradicional para as escolas da rede pública municipal desfilarem.


Resultados das escolas nos anos iniciais - 1º ao 5º ano.

 

 


Resultados das escolas nos anos iniciais - 6º ao 9º ano

 

 

Obs:
* Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
** Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep nº 304 de 24 de junho de 2013.
*** Sem média na Prova Brasil 2013.
**** Não divulgado por solicitação da Secretaria/Escola devido a situações adversas no momento da aplicação.
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta.

 

Fonte dos dados: Site INEP

 

 

 

Notícia - 02/09/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Contracheque online

 

A partir deste mês de setembro, os servidores municipais de Caruaru terão acesso aos seus contracheques de forma online. Os comprovantes de rendimento ficarão disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal de Caruaru (www.caruaru.pe.gov.br) no campo dos serviços online, no ícone "servidor", ou diretamente no endereço: https://contracheque.caruaru.pe.gov.br.

A novidade é uma iniciativa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, com a finalidade de facilitar o acesso do servidor ao documento, de forma mais prática e rápida. A emissão online será mais econômica para a prefeitura, uma vez que mensalmente são utilizadas nove resmas de papel para impressão, além da tinta da máquina impressora. Como não será usado papel e será economizada energia, o ganho será também para o meio ambiente. “Todo mês, ao se aproximar a data de entregar os contracheques, era necessários pararmos vários dos nossos colaboradores só para envelopar e separar os contracheques para serem encaminhados para as secretarias e distribuídos para os funcionários. Uma estrutura física e de logística que será poupada. Estamos tornando tudo muito mais prático para todos”, destacou o secretário de Administração, Antônio Ademildo Tabosa.

No site ficarão disponíveis os comprovantes dos quatro últimos meses. O servidor que necessitar de contracheques mais antigos pode ir até a Secretaria de Administração, na Coordenadoria de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (CRHF), e solicitar.

Para acessar o comprovante pela primeira vez será necessário o usuário autenticar seu acesso e fazer a senha. No primeiro acesso será solicitado o seu número de CPF e a definição da senha. Em caso de perda ou esquecimento da senha cadastrada, o servidor deverá procurar a CRHF, para solicitar uma nova senha. Informamos que o site é seguro, possui certificado que garante a autenticidade da informação nele contida. O serviço iniciou esta semana e ficará disponível 24 horas por dia, para todos os servidores públicos ativos do município de Caruaru.

 

Fonte: Site Prefeitura de Caruaru

 

 

 

Notícia - 29/08/2014
Resultado da Assembleia

 

 

O SISMUC REGIONAL realizou na manhã desta sexta-feira, 29, mais uma Assembleia Geral Extraordinária com os Servidores Públicos da Rede Municipal de Ensino. O encontro ocorreu nas Dependências da União Beneficente dos Artistas de Caruaru, onde na ocasião os docentes estiveram debatendo sobre os últimos acontecimentos na área de educação da cidade e andamento das negociações.

O presidente do SISMUC REGIONAL, Eduardo Mendonça, iniciou a assembleia informando aos professores sobre os últimos acontecimentos relacionados aos assuntos pautados para o encontro. “Queremos aproveitar o momento para informar aos professores sobre o encaminhamento de um seminário com profissionais que estarão discutindo assuntos relacionados ao PNE (Plano Nacional de Educação) que provavelmente deverá acontecer na segunda quinzena do mês de outubro do corrente ano”, informou Mendonça.

Ainda em relação aos preparativos para a realização do seminário sobre o PNE, o Secretário do SISMUC REGIONAL, Carlos Amaral ‘Carlão”, fez questão de chamar atenção dos docentes da Rede Pública Municipal de Ensino à importância da participação de todos por conta da relevância dos assuntos que serão debatidos. “Há uma relevância enorme para a categoria educacional do Município, pois o Plano Nacional de Educação norteia todas as ações do Sistema de Educação do Brasil como um todo”, enfatizou Carlão.

Em relação ao andamento das negociações com o Executivo Municipal, Eduardo Mendonça informou que houve a garantia por parte da prefeitura em dar início a Mesa de Negociação da Educação no próximo dia 10 de setembro. “Após quase quatro meses após o fim da greve dos professores, vamos nos reunir com a prefeitura para traçar metas e iniciar as negociações sobre os pontos que originaram a greve”, explicou Mendonça, lembrando que uma nova assembleia está marcada para o dia 30 de setembro.

 

Fonte: Sismuc

 

Outros pontos apresentados na assembleia:

 

- Denuncia sobre preenchimento dos diários por professores contratados recentemente que não deram aulas antes da greve, como também supervisores preenchendo diários.

 

- Foi dado entrada no processo de desintegralização da gratificação de regência.

 

 

 

Notícia - 19/08/2014 - Clique aqui para comentar esta notícia
Água mineral só para tempo integral

 

No período de 26 de março a 1 de abril de 2014, a prefeitura de Caruaru fez uma licitação para a compra de 300 mil litros de água mineral em garrafões de 20 litros ( como mostra a imagem). A licitação foi publicada no Diário Oficial do município no mesmo período citado e tinha por objetivo, suprir as necessidade da Secretaria de Educação, dos centros de educação infantil e das escolas de tempo integral.

 

 

O que chama mais a atenção é que só as escolas de tempo integral são contempladas com água mineral, enquanto as outras oferecem água da torneira, ou proíbem o uso de água devido a evitar problemas de saúde. Nestes casos, são os alunos quem levam água de suas casas para beber durante todo o turno.

 


Notícia - 06/08/2014 -  (R©) - Clique aqui para comentar esta notícia
Educação a caminho da federalização

 

 

A comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado aprovou um projeto do Senador Critovam Buarque que pede a convocação de um plebiscito para consultar o eleitorado nacional sobre a federalização da educação básica.

 

A aprovação aconteceu ontem (05/08). Mais duas comissões irão analisar o projeto, a de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para, posteriormente, ser votada em Plenário.

 

 

Adaptado: Portal R7 / Portal Senado

 

 

Página - 1 - 2 - 3

 

Arquivo de notícias - 2014 - 2013 - 2012 - 2011

Todos os direitos reservados - 2011 - 2014

xanga traffic.